terça-feira, 26 de janeiro de 2010

voltando para o Brasil - 2º Dia - a desconfiança do caminhoneiro..



o sol saiu poucos minutos depois que fiz esse vídeo, e o caminhoeiro apareceu umas 6 ou 7 horas depois.. eu tinha que ficar atento aos caminhões que entravam e saíam da aduana, mas cheguei a encostar a cabeça na mochila, ali sentado no chão mesmo, e dormi um pouco, de tanto sono que tinha..

o momento que vi um caminhão da CANTU chegando foi emocionante! e logo tive certeza que era o Tripa (que ia me dar a carona) que tava chegando!

- E aeeee meu parceiro!!!
- Fala piá! Desculpa a demora, ficamos mais tempo na outra aduana!
- Ah beleza..

daí puz minha mochila no caminhão e esperei ele mexer com os papeis da aduana..
tinha um outro caminhoneiro brasileiro vindo do Chile carregado com coisas pro Brasil também, e eles tavam seguindo juntos..
Tripa pegou duas cadeiras que tinha lá, colocou pra gente sentar e foi esquentar água pra tomarem chimarrão enquanto esperavamos sermos liberados na aduana e ficamos batendo papo..

- Cê é muito loco piá, viajando de carona longe de casa assim..

contei que estava escrevendo um blog da viagem, que tirava fotos e fazia vídeos contando as historias.. não tivemos que ficar muito tempo ali e começamos a viagem..



uns 150km depois paramos num posto, o Tripa fez um almoço bom pra caraaalho (foto acima) na "cozinha" do caminhão, com direito a coca-cola e tudo.. depois fomos tomar banho no banheiro do posto, uma água friiia que compensava o calor master que tava fazendo..





a primeira noite e o caminhoneiro com medo que eu fosse ladrão

estava escurecendo e paramos num posto pro outro caminhoneiro concertar alguma coisa no caminhão..
seguimos e logo afrente o cara quiz parar novamente em um supermercado..
entrei com ele no supermercado pra comprar uma água que o Tripa pediu que comprasse.. e voltei pro caminhão.
o Tripa tinha pressa, tava ficando puto com a demora do cara fazendo compra e foi dentro do supermercado apressar ele.. lá de dentro do supermercado ele ficava me olhando dentro da boléia, enquanto eu lia umas palavras no dicionário..

quando voltou pro caminhão, olhou na minha cara e disse bem sério:

- Tô confiando em você, guri!

e fiquei sem saber o que dizer..

- Han..
- Tô confiando em você!
- Como assim.......? Confiando que sou um cara gente boa?
- É, eu te ofereci a carona, tô te levando pro Brasil.. tô te deixando sozinho dentro do caminhão e tô confiando que vc não vai fazer nada..

eu fiquei totalmente sem graça. não sabia o que fazer ou o que falar, me senti muito mal com a disconfiança dele, não sabia se eu tinha feito alguma coisa pra fazer ele desconfiar de mim daquele e falar isso...
e ele falou:

- Cê me desculpa, viu.. não quero te ofender. Desculpa se te deixei constrangido, mas eu tinha que falar isso..  tenho dolares aqui, tenho um monte de coisa e não escondi nada porque vc ta aqui..

e eu com cara de nada..

- Tá blz... entendo...

não sabia o que dizer ou fazer pra passar alguma confiança.. eu já tinha falado monte de coisa da minha vida, falei da faculdade, da família, e até filosofamos sobre umas coisas... mas beleza, resolvi tentar ignorar o acontecido..

os próximos minutos eu ficava pensando em algum assunto pra falar.. ele também falava umas coisas, e eu respondia sem muito o que dizer...

por fim já tava tudo escuro, era umas 24h e ele repetiu denovo:
- Pode esticar o banco pra trás aí e deitar na cama, pode dormir sussegado!

e finalmente consegui dormir direito, pq as últimas noites eu praticamente não tinha dormido.
o Tripa não ia dormir, já tinha tomado Rebite (famoso no mundo dos caminhoneiros) e seguiria todas as noites acordado até chegarmos ao Brasil...