sábado, 26 de dezembro de 2009

o problema dos feriados: levei 3h e 30min pra conseguir uma carona

hoje é dia de tentar sair de POA novamente.
o pior que ontem foi feriado, e hoje muita gente vai estar de recesso.. tô desconfiado que não vai rolar carona fácil..

acordei as 8h, tomei um banho e me despedi do pessoal.
Larissa me deu dinheiro pra passagem do busão até a saída da cidade, e me deu dica de onde pedir carona..

lá me fui novamente!
fiquei entre um pedágio e um posto de gasolina, pouco antes do trevo da 290 com 116 (onde tentei carona ontem)..

não tava muito fácil, só passava carro caro, com família dentro..

o problema de feriados é que todo mundo que está viajando nesse dia é gente que não viaja ha muito tempo, provavelmente está viajando com a família (e não dá carona pra não coloca-los em risco ou pq acham que vão perder o conforto com alguém diferente no carro) e muitas vezes nunca passaram por aquela estrada.
e esse é o maior problema, pq é fato que quem dá carona geralmente é quem já conhece bem a estrada onde está..

levei uns 30min.



o cara, do casal de psicólogos que me deu carona, disse uma frase que merece ser citada aqui, pois é a mair verdade de todas:

"O CARONEIRO É O PSICÓLOGO DO CAMINHONEIRO"
 

ali do trevo de Pelotas (video acima) até Quinta levei mais uns 30min.. a minha SORTE é que passou UM caminhão, e eu pulei, pulei, acenei, acenei, até que ele parou e deu carona..

mas de Quinta até o Chuí faltavam uns 200km ainda!
e caminhão não passava NEM UM! o pequeno fluxo da BR era de gente que estava indo pro outro lado do trevo..

Aí foi a parte fudida.

o tempo passava, passava e nada de alguém parar..
duas pessoas pararam pra pedir informação, mas tavam indo pra lugares ali perto, nem compensava.

passou uma senhora, puxei conversa com ela sobre pegar carona ali e tudo mais..
expus minha situação, de que eu tava achando que ia ter que dormir por ali quando escurecesse (e eram só 15h da tarde), pq eu conheço muito bem quando não vai rolar carona nem a pau.
e fiquei conversando com ela por mais dois motivos:

1. pra ficar menos cansativo ficar ali sozinho em pé por muitas horas
2. se me vissem ali com ela, pensariam "ah, é mãe e filho que moram por aqui" e teriam mais confiança e vontade de ajudar.

ela me ofereceu a casa dela pra passar a noite e comer algo!
isso me tranquilizou um pouco, pelo menos agora eu sabia que um teto eu teria se começasse a chover..

ela se foi.
uns booons minutos depois uma senhora, vizinha dela, passou por la..
puxei conversa também..
essa senhora também foi um amor! e o mais legal é que ela sabia muito sobre pegar carona ali!
duas coisas que ela disse:

- Sempre falo pros garotos daqui: dia de pegar carona ali é de 2a a 6a, final de semana é mais difícil!

e uma pra mim:
- Oh, não se preocupa, dormir na rua vc não vai! Vc dorme na casa dela ou vai la pra casa, e amanhã vê se acorda bem cedo e vem pra BR, pq horário de carona é de manhã.

hauhauahauhauhauh
eu tenho essas mesmas teorias que ela! estava mais que certa!

fiquei segurando ela ali conversando comigo por um bom tempo, ela até levantava o dedo pra me ajudar..

depois de 3h e 30min que eu estava naquele trevo, um carro parou!
e a senhora ficou tão feliz, mas tão feliz, que ficava pulando, acenando pra mim e gritando:

- aeeeeee conseguiu!! conseguiu!!! boa viagem meu filho!! feliz ano novo!! feliz ano novo!!!


aaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh finalmente!!
e a carona tava vindo direto pro Chuí.
literalmente me salvaram, pq eu já estava me imaginando dormindo na casa da senhora e tentando a carona no dia seguinte de manhã (que seria ainda mais difícil pq seria domingo!)..

eu tava um caco, minhas pernas tavam doendo, eu tava com fome, tava foda..
mas deu tudo certo! e ao entrar no carro eu nem lembrava mais que tinha ficado tanto tempo em pé..


caminho percorrido e pontos onde pedi carona: