segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

voltando para o Brasil - 1º Dia - quase perdi uma carona direta pro Brasil..



o caminhoneiro brasileiro que me deu carona desde a aduana de Los Andes (entrando no Chile) até Santiago (capital) disse:

- Ô piá, no sábado agora ou na segunda que vem eu tô voltando pro Brasil.. se quizer voltar comigo eu te levo!
- Oh que massa!
não demonstrei o quanto aquela ideia me agradava pq eu tinha acabado de entrar no caminhão e ele disse isso.. deixei pra ir conversando com ele até Santiago pra depois pensar melhor se era uma boa ideia..

- Eu te levo. Vou até Foz do Iguaçu (divisa Argentina / Brasil), e vô chegar lá em uns 3 dias pq vou direto sem dormir e vc pode dormir aí oh..
- Noh, é uma boa ideia! Eu já tava pensando em começar a voltar pro Brasil, minhas aulas começam no dia primeiro agora..
- Então vamo, uma carona dessas vc não consegue nunca mais na vida!
- Hahahah, e é mesmo..

daí ele me passou o telefone dele e me deixou lá em Santiago.. ele repetiu um bocado de vezes que eu podia ir com ele, certamente pq passar tanto tempo direto, acordado, dentro dum caminhão sem conversar com ninguém não deve ser nada bom!

lembrei da frase que o cara tinha me dito quando eu tava chegando no Chuí:
"O CARONEIRO É O PSICÓLOGO DO CAMINHONEIRO"


tentativa nº 1 - perdendo a carona do Chile para o Brasil

então quando estava em Santiago, resolvi aceitar a carona, e na sexta-feira liguei pro cara..
ele disse que sairia na segunda anoite, e que eu tinha que ir até a cidade de Los Andes, e ele me pegava onde eu tivesse lá..

assim, aproveitei o final de semana e fui pra Villa Alemana (Valparaíso), onde eu tinha o contato de uma menina desde antes de sair do Brasil.. ela havia me dito que me pagaria uma passagem de busão de Santiago até Villa Alemana pra eu ir passar o fds lá na casa dela e curtir o carnaval da cidade (vou contar em outro post!).. o Alvaro, que tava me hospedando em Santiago, me pagou essa passagem, e assim a garota me pagava a passagem da cidade dela até Los Andes, onde eu tinha que econtrar o caminhoneiro..

na segunda-feira lá estava eu a caminho de Los Andes.. o problema é que saí tarde pq tínhamos virado a noite anterior no carnaval..

me fudi!

o ônibus demorou 3horas para chegar a Los Andes, não 2horas como haviam me dito!
cheguei lá e saí correndo atrás de um telefone público, com a mochila já pesadássa nas costas..

passei por um carinha com mochila:
- Hola, sabes me decir donde hay un locutório?
- Hun.. también terminé de llegar a la ciudad, pero creo que vi uno tres cuadras de aca, a la derecha, en esta mesma calle..
- Dale! gracias!

e acelerei o passo. achei um telefone num restaurante, tentei ligar e não conseguia.
a dona me emprestou o telefone dela pra ligar.

- Faala parceiro!
- Opa! aonde vc tá?
- Tô perto do terminal rodoviário de Los Andes, onde te encontro?
- Ô guri, te disse que eu ia sair as 19h, já são 20h! Eu já saí, tô subindo as Cordilheiras!
- Ahhhh não creio!! fudeu então... mas tem algum lugar que consigo te encontrar? eu chegar naquela aduana antes de Uspallata (Argentina)..
- Amanhã cedo eu tô chegando nessa aduana, devem me liberar pelo meio dia, se vc chegar a tempo eu te levo!
- Tá beleza então! vou ver como resolvo e tentarei chegar lá amanhã cedo!

a dona do restaurante e uma funcionária dela viram meu desespero falando com o cara. sério, eu não podia perder essa carona!
a funcionária ouvindo eu contando pra dona o que rolou, disse:

- Mi papá es dueño de una empresa de camiones, puedo hablar con él y te conseguir un camión que te lleve hasta Brasil..
e pensando que devia ter entendido errado o que ela disse..
- Cómo? Me consegues un camión yendo a Brasil?
- Si, si, hablo con mi papá y de cierto tiene algun saliendo a Brasil..
- Qué bueno! Pero cómo hacemos para hablar con él? Si consegues algun camión saliendo hoy hasta la aduana de Uspallata esta buenísimo también porque este camionero de Brasil estará ahí en el medio dia mañana..

a dona do restaurante não quiz cobrar a ligação e ainda liberou a garota pra me levar na casa dela e falarmos com o pai dela!
fomos lá, mas ele não tinha nem um caminhão saindo..

e agora?
ainda tinha luz do sol, eu poderia tentar uma carona. mas se não conseguisse fudia tudo!
bom... melhor dar um jeito e não perder essa!
eu até podia tentar conseguir que alguém me emprestasse dinheiro ou me conseguisse uma passagem de onibus, mas agora eu já não tava muito no clima pra isso!


tentativa nº 2 - tentando alcançar o caminhoneiro na Argentina

hora de recorrer ao cartão do banco! e aí se não tiver dinheiro, ou se não conseguir sacar, eu tento as outras alternativas que citei.

consegui sacar! $20.000 pesos chilenos! eu não tinha idéia quanto dava isso, mas pouco tava importanto também. eu tinha certeza que não era nada muuuito caro, pq real vale mais que peso chileno. sem contar que eu não tinha mais muito tempo, melhor pegar essa carona!

o pai da garota que tentou me ajudar, me deu coisas pra comer, ofereceu pra usar a internet, e tudo mais! haushasu
depois me deixaram na rodoviária no horário de pegar o busão! :)


quem tava na rodoviária?
o carinha da mochila que eu tinha perguntado onde tinha telefone público.
ficamos aí conversando um tempão esperando nossos ônibus..
até o louco descobrir que tinha perdido sua passagem!
eu disse:
- Ahhh, faz parte! se fuder nas viagens faz parte da aventura, é o que torna mais massa as experiencias. hahah
se eu não tivesse perdido a carona, não teria encontrado denovo ele, que também é um caroneiro, tava pegando esse busão pra pedir carona do lado da Argentina, pra voltar pra sua casa no sul do país..
me sobravam $6.000 pesos chilenos, que agora sei que valiam como $18reais.. e disse:
- Te lo doy de regalo.
- No, no necesita! tengo pesos argentinos, voy a cambiarlos!
- Pero ahora no hay más donde cambiarlos. Te regalo este dinero para comer alguna cosa ya que tendrás que pasar la noche aca.

e aí ele resolveu aceitar..
ele tava tão morto de cançado quanto eu, também disse que não tinha dormido na noite anterior..
aí se deitou lá no chão, e um bom tempo de atraso, apareceu meu onibus!
subi no busão, pedi pra me avisarem quando tivessemos na aduana, e lá fomos..
na subida do caracol das cordilheiras eu tava dormindo. acordei lá em cima das cordilheiras, na divisa dos países, fazendo maior frio na madrugada!
fiz minha saída do Chile, e novamente uma entrada pra Argentina.
voltamos ao ônibus e seguimos..

Vamo ver se consigo chegar e encontrar o caminhão de madrugada no pátio enorme da aduana! se não conseguir eu tô fudido pra sair daqui, não tem nem uma cidade por perto!


caminho percorrido: